Os cubos de roda são elementos de suporte para os discos de freio ou para os tambores de freio. São responsáveis por transmitir o torque da junta homocinética para as rodas, o que faz o carro movimentar.
Por ser uma peça compacta e robusta, acredita-se que deva durar por toda a vida útil do veículo. Contudo, é possível que apresente alguns problemas eventualmente com o uso constante. Por isso, tenha cuidado com os sinais que indicam problemas no cubo de roda!
Barulhos estranhos no carro são motivo para desconfiar! No caso de algum problema com o cubo de roda, você precisará identificar se o barulho é emitido sem precisar acionar os freios.
Geralmente, a falta de lubrificação, desalinhamento ou rachaduras no rolamento de roda podem causar problemas no cubo.
O cubo de roda pode fazer com que o volante fique solto, dando a sensação que está folgado. Isso pode acontecer em virtude de problemas com o rolamento de roda.
Vibrações no volante também podem ser um sinal de alerta.
Esse é um sinal um tanto difícil de ser identificado, mas é um ruído grave que é percebido com o movimento das rodas ao suspender o veículo.
Por ser muito específico, esse sintoma geralmente será percebido por um profissional ao veículo ser suspenso por um elevador ou apoiado em um macaco. Por isso é essencial realizar as revisões periódicas no automóvel.
Não negligencie seu veículo, fique atento aos sinais. E, se necessário, procure a ajuda de um profissional capaz de resolver o problema.
Irregularidades podem surgir caso seja utilizada muita força sobre as rodas ou pelo superaquecimento dos rolamentos.
Esses sinais, além de trazerem consequências para o funcionamento da máquina, também trazem sérios riscos para a vida do condutor e passageiros. Fique sempre atento!
Gostou do conteúdo? Siga a Pneu100 no Instagram para mais dicas como essa!