Profissionais que atuam com transporte de cargas acabam sofrendo um pouco mais com alguns riscos, como acidentes e roubo de cargas. Por isso, surgem equipamentos que buscam trazer mais segurança para esse serviço, como os rastreadores para frotistas.
Hoje vamos te falar sobre os tipos disponíveis no mercado e como eles funcionam. Confira no texto!
Uma ferramenta poderosa de gerenciamento de cargas, os rastreadores permitem que você tenha o controle da localização dos veículos e mercadorias da sua frota.
Desse modo, é possível prevenir adversidades, como roubos, e, também, garantir a efetividade e qualidade do serviço prestado.
Considerando os avanços tecnológicos, através de rastreadores, hoje é possível fazer registros de trajetos, cargas e funcionários envolvidos na atividade.
Existem alguns tipos de rastreadores disponíveis no mercado, cada um com funcionamento e preço de custo diferente. Confira:
Enviando sinais via satélite, os rastreadores tipo GPS informam a localização precisa do veículo. Através dessa tecnologia, é possível informar sobre a latitude, longitude e posição geográfica.
Apesar de funcionar muito bem em ambientes abertos, esse tipo de rastreador, apesar de informar uma localização muito próxima, não é preciso. Além disso, não transmite em tempo real e acaba sendo um aparelho caro, considerando o que oferece.
Outra opção disponível no mercado, os rastreadores por radiofrequência funcionam por ondas eletromagnéticas. Assim, precisam de torres de rádio para a transmissão correta das informações.
Esses dispositivos são baratos e eficientes, porém muito simples. Porém, nem sempre são a opção ideal para o serviço de transporte de cargas.
Por fim, os rastreadores GPRS são os mais modernos disponíveis no mercado atualmente.
O rastreamento é feito por um chip. Assim, o GRPS transmite dados por pacotes, se assemlehando a tecnologia utilizada em celulares. Desse modo, é possível obter informações mais precisas e em tempo real.
Esses rastreadores se destacam por utilizar tecnologia M2M (máquina por máquina), que além de trazer mais velocidade também diminui a necessidade de manutenções constantes.
Gostou de descobrir um pouco mais sobre os rastreadores disponíveis no mercado para frotistas? Acompanhe nosso Instagram para mais conteúdos como esse!