A realização do alinhamento é muito importante para o funcionamento correto do veículo, para aumentar a vida útil do automóvel e para a segurança dos passageiros e do motorista. Mas você sabe quais os tipos de alinhamento e qual a diferença entre eles?
Ficou curioso para descobrir? Então continue lendo o texto que preparamos para você!
Como a função dos pneus é trazer estabilidade para o carro, é muito importante que eles estejam paralelos entre si e que estejam todos tocando a superfície do solo.
Pensando nessa estabilidade, a função do alinhamento é ordenar as rodas do veículo para que fiquem perpendiculares ao solo.
O alinhamento manual (ou comum) é realizado por meio de balizadores que corrigem a trajetória dos pneus e da suspensão.
O procedimento é realizado da seguinte forma: canhões de luz ficam fixados nas rodas e, ao projetar um feixe luminoso em um painel, é indicado o alinhamento dos pneus através dos ângulos de desvios esboçados.
Esse tipo de alinhamento acaba sendo consideravelmente mais econômico e, por isso, mais comum.
Outra forma para realizar esse procedimento, o alinhamento 3D utiliza um sistema que faz uma leitura tridimensional do veículo. Essa leitura é realizada através de um sensor que identifica a posição de um refletor instalado em cada roda.
Esse tipo de procedimento para o alinhamento é um pouco mais custoso. Porém, por contar com o auxílio da tecnologia computacional, os resultados acabam sendo mais precisos e confiáveis.
Claro que o auxílio de tecnologias acaba trazendo precisão para o serviço. Porém, quando realizado corretamente, o alinhamento manual também é seguro e efetivo.
Por isso que ao realizar manutenções no carro o que realmente importa é que você escolha profissionais de confiança, que sejam capazes de realizar os procedimentos corretamente.
Na Pneu 100 nós contamos com os melhores equipamentos e excelentes profissionais prontos para realizar o balanceamento do seu veículo. Entre em contato conosco e procure um de nossos estabelecimentos!