Sabemos que os pneus são componentes essenciais para o funcionamento de um automóvel. Mas, também é de conhecimento geral que são acessórios de custo elevado.
Por isso, surgem alternativas de recuperação de pneus no caso de alguma deformidade para quem optar por não adquirir um novo ou por questões financeiras, como a vulcanização.
No blog de hoje vamos explicar mais sobre o que consiste essa técnica e se vale a pena vulcanizar pneus. Confira abaixo!
A vulcanização de um pneu é um processo de reparo dos pneus, onde o dano é lixado internamente e externamente. É aplicado então, um remendo composto de borracha, cola e vulcanite. Depois ele é aquecido e tem suas partes unificadas novamente.
Inicialmente, o profissional deve localizar o rasgo e avaliar para saber se é possível realizar a vulcanização.
Após isso, se a resposta for positiva, é preciso lixar as partes externas e internas do pneu. É importante lembrar que essa etapa deve ser feita com equipamentos específicos.
Em seguida, uma cola é aplicada na parte interna, para fazer o preenchimento com borracha.
Assim, o pneu é submetido a uma alta temperatura para fundir os materiais. Após seu resfriamento, o pneu pode ser instalado novamente no veículo.
Se a vulcanização for feita por um profissional capacitado, então sim, é seguro.
Mas, é importante lembrar que no Brasil pode ocorrer de estabelecimentos venderem serviços de vulcanização sem estarem realizando os procedimentos corretos.
Além disso, deve-se lembrar que nem todo pneu pode ser vulcanizado. A possibilidade de realização da técnica vai depender do tamanho e posição do corte.
Ao optar pela vulcanização, faça uma pesquisa de lugares que realizam a técnica corretamente – geralmente você consegue esse tipo de informação com base na experiência de outros consumidores.
Gostou desse tipo de conteúdo? Então aproveite para acompanhar as nossas redes sociais para mais!